Noticias

Dia 28/03 - Prova de bloco de Ciências humanas e suas tecnologias.
Geografia - Apostila
Historia - Conceito da historia e seu estudo (livro pag. 10 a 21)
Sociologia -Filme "O menino selvagem"
Filosofia - A experiencia da filosófica (pag. 18 a 24)


Dia 11/04 - Prova de bloco de Ciencias da natureza e suas tecnologias.
Fisica - Notação cientifica e grandezas fisicas
Quimica - Modelos atômicos e Substancias quimicas
Biologia - Procedimentos em ciencias e Caracteristicas dos seres vivos (livro Pag. 23 a 37)


Dia 19/03 - Teste de Biologia (livro pag. 29 a 41)
Conteúdos:
Ciências e tecnologias (pag. 29 a 31)
Características dos seres vivos (pag. 32 a 37)
Níveis de organização dos seres vivos (pag. 38 e 39)
Áreas da Biologia (caderno)Conteúdo postado no blog

Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cartografia


Cartografia, ciência e arte
A produção de mapas ocorre desde a pré-história, antes mesmo do surgimento da escrita. O primeiro mapa que se tem registro é o Ga-Sur, produzido entre 2400 a 2000 a.C., elaborado numa placa de barro com inscrições da escrita cuneiforme em uma representação do sul da Mesopotâmia. Os primeiros mapas eram confeccionados em placas de argila suméria e papiros egípcios. Ao longo da história, a cartografia foi evoluindo e desenvolvendo novas técnicas e, atualmente, é uma ferramenta de fundamental importância nas representações de áreas terrestres. 

Conforme a Associação Cartográfica Internacional, a cartografia é definida como o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização.

Existem distintas representações cartográficas, entre elas estão: Mapa-múndi, globo, mapas topográficos, carta, planta, mosaico, fotocarta, ortofotocarta, ortofotomapa, carta imagem, fotoíndice, entre outras.

A cartografia engloba elementos da ciência e da arte, com o objetivo de representar graficamente, em mapas, as especificidades de uma determinadaárea geográfica. 

É considerada ciência, pois a confecção de um mapa necessita de técnicas para a representação de aspectos naturais e artificiais, aplicação de operações de campo e laboratório, metodologia de trabalho e conhecimentos específicos para a obtenção de um trabalho eficaz. 

A arte na cartografia está presente em aspectos estéticos, pois o mapa é um documento que precisa obedecer a um padrão de organização. Necessita de distribuição organizada de seus elementos, como, por exemplo, traços, símbolos, cores, letreiros, legendas, título, margens, etc. As cores devem apresentar harmonia e estar de acordo com sua especificação. 

Essa ciência está em constante processo de desenvolvimento, utilizando recursos tecnológicos para maior eficácia na representação terrestre. A atividade cartográfica passa por constantes revoluções, isso ocorre em razão do desenvolvimento de satélites, fotografias digitais, informática e tecnologia em geral, elementos que proporcionam mais exatidão aos mapas, possibilitando maior eficiência na interpretação espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário